PLUGIN_ESTATISTICA
Sindcom - Sindicato dos Empregados no Comércio de Catalão

Notícias

Trabalhadores do comércio varejista conquistam aumento de 9,91%

Nesta semana, chegou ao fim a campanha salarial dos trabalhadores do comércio varejista. O Sindicato dos Comerciários de Catalão (SindCom) pressionou o sindicato patronal e conseguiu alcançar um índice que repõe a inflação acumulada no período da data-base. Os trabalhadores também terão um piso específico para a categoria. 

A pauta com as reivindicações dos trabalhadores foi protocolada no mês de fevereiro. Desde então, o Sindicato defendeu os interesses dos comerciários nas mesas de negociação com os representantes dos empresários. Com o acordo firmado fica garantido um aumento de salário de 9,91% a todos os trabalhadores que exercem atividades em empresas do comércio varejista. Como a data-base foi 1º de abril, o pagamento deve ser feito de forma retroativa já na próxima folha de pagamento. 

Desta vez, há uma grande novidade. Um piso geral para a categoria será implementado na cidade. O valor é o mesmo em vigor na capital do Estado. De acordo com a convenção coletiva, nenhum trabalhador do comércio varejista poderá ter salário inferior a R$ 935. “Apesar de negociações desgastantes, encerramos mais esta missão com vitória. Com a inflação em alta é significativo termos conseguido repor essas perdas. A implementação de um piso para categoria é uma grande conquista, agora os avanços serão gradativos”, afirma o presidente Everton Alves. Já para os trabalhadores na função de vendedor comissionado fica assegurado um piso de mil reais, que representa um aumento de 12,8%, pois o valor era de R$ 887. 

A única exceção com relação ao piso geral da categoria é para os microempreendedores individuais (MEI), as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) que tenham aderido ao sistema de REPIS (Regime Especial de Salários), onde o valor será diferenciado. Porém, a validade do sistema para o empresário não é automática, é preciso preencher alguns critérios estabelecidos pelos sindicatos. Para mais informações os empresários devem procurar o SindCom ou o Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista de Catalão). 

Aproveitando as mesas de negociação, o SindCom já antecipou aos patrões o tema da pauta que será protocolada e discutida nos próximos dias, que será sobre os jogos da Seleção Brasileira nas Olimpíadas do Rio.  A reivindicação é para liberação dos trabalhadores uma hora antes dos jogos, sem prejuízo de salário, assim como foi feito na Copa do Mundo em 2014.

 

Por Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa SindCom

 

Compartilhar

Fale com o Sindicato

Whatsapp

(64) 9 8407-0036

Horário de Atendimento

Funcionamento

Seg, Qua e Sex: 8h - 12h - 13h às 17h

Ter e Qui 8h - 12h - 13 às 18h

ATENDIMENTO SINDCOM
OLÁ, PODEMOS AJUDAR?